Sempre me perguntam como são as noites aqui em casa, e todos se espantam quando digo que os três adormecem por volta das 19 horas e 30 minutos e só acordam no dia seguinte, salvo os dias que um ou outro tem pico de crescimento (nesses dias eles sentem mais fome, então é normal acordar de madrugada com muito apetite, isso tem acontecido com mais frequência com Vitória, não é a toa que ela tá uma bolinha), ou por outra razão qualquer. Já falei sobre isso aqui, mas agora vou tentar explicar melhor como fazemos todos os dias.
Antes de tudo o bebê precisa ter uma rotina diária fixa, pois isso é determinante para uma noite tranquila. Os três acordam por volta das 5 horas e meia às 6 horas da manhã - é bem cedo mesmo, geralmente Heitor é o primeiro, seguido de Vitória e por último Cecília, tomam a primeira mamadeira do dia logo quando acordam, depois do leite e das trocas de fraldas vão para o quintal pegar um solzinho, às vezes dão um cochilo rápido ou ficam assistindo TV, lá pelas 9 horas tomam o primeiro banho (o único do dia com shampoo) seguido do suco, em torno das 11 horas almoçam, comem uma fruta de sobremesa, tomam um banho rápido, e complementam o almoço com uma mamadeira bem menor que as das outras mamadas, dormem entre o meio dia e às 15 horas, quando acordam tomam outra mamadeira, mais um banho e vão para a área, comem mais uma fruta e recebem muito estímulo, muitas pessoas falam com eles, muitos carros passam, muitas cores, direito a colo e várias brincadeiras, então quando se aproxima às 18 horas os três começam a ficar chatinhos, manhosinhos, choramingando por tudo, é a hora do último banho, bem morno e demorado para relaxar, eles adoram, logo depois a última mamadeira, essa é de mingau (faz uns 10 dias que estou dando o mingau, até agora tudo certo), geralmente Vitória termina dormido e vai direto para o berço, Heitor e Cecília gostam da rede, então agente balança um pouco e os dois dormem, mais ou menos uma hora depois agente tira e coloca no berço, e aí só no dia seguinte. Temos tempo de sair, conversar, ficar a vontade, acho isso essencial.
Mais nem sempre foi calmo assim. É sempre bom lembrar de diminuir o ritmo quando anoitece, tentar fazê-los ficar o mais calmo possível para o sono vir chegando.
Desde o início Vitória dorme cedo, e Cecília sempre queria ficar acordada até tarde, o que nos deixava muito cansados, então aos poucos fui diminuindo o tempo que ela ficava acordada, por exemplo se ontem ela dormiu às 22 horas, hoje tentaria fazê-la dormir lá pelas 21 horas e 30 minutos, e aos poucos agente conseguiu fazê-los dormir juntos.
A rotina é um pouco rígida, para gente e para eles, mais eles são tão adaptados que quando saem da rotina é um estresse só, principalmente quando vai chegando a hora dos últimos banhos e mamadeiras, eles querem estar em casa nesses momentos, é interessante e também muito bom, afinal uma vida regrada não faz mal a ninguém principalmente quando se tem três bebês em casa!
adorei,vou copiar umas coisas para as rotinas dos meu futuros bbs.....................tambem acho q rotina e tudo de bom!
ResponderExcluir