sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Vitória


Quando estava na Uti




Desde ontem estou com vontade de escrever sobre ela... minha ex- pequena!
Vitória nasceu com 930 gramas e 35 centímetros, toda miudinha, mas extremamente forte e abençoada. Ficou 52 dias na Uti Neo, desses 29 entubada, ou seja na ventilação mecânica, com seis dias de vida ela foi extubada, os pulmões já estavam prontos para respirar sem nenhuma ajuda, porém o tórax de tão frágil não suportava o inflado dos pulmões e dois dias depois ela teve que ter a ajuda do respirador novamente - esse fato arrasou comigo, me fez chorar uma tarde inteira -  fiquei até sem vontade de voltar ao hospital. 
No segundo dia de vida dos três ela foi a primeira a esboçar reação ao ouvir minha voz e sentir meu toque... Com sua mãozinha fez o maior esforço para segurar o meu dedo, ela conseguiu - e me fez chorar novamente!
Com um mês pude colocá-la no colo a primeira vez, sentir seu cheirinho, aconchegá-la no meu peito e cantar ao pé do ouvido, quando teve que voltar para a incubadora ela chorou muito... queria mais colinho de mamãe... e eu, chorei de novo, por que queria trazê-la para casa, por que queria juntá-la aos outros dois ( Cecília e Heitor já estavam em casa nesse dia).
Com 45 dias ela pode mamar no meu peito pela primeira vez - parou a Uti, todo mundo veio olhar (não é comum um prematuro extremo pegar o peito sem nenhuma ajuda e na primeira tentativa), eu e Bruno ficamos tão orgulhosos, pois ela a que aparentemente era a mais frágil, só mostrava garra, força, vontade de ir para casa, tinha o PROPÓSITO DE VIVER! Só consegui ver seu rostinho com todos os detalhes a primeira vez quando ela tinha quase um mês, pois ela era tão inquieta que vivia com os olhos vendados e ouvidos tapados para não receber muito estimulo, sempre ficava toda presinha com paninhos, pois não parava de se mexer e isso poderia fazê-la perder peso (numa Uti 05 gramas é de uma importância que vocês nem imaginam), teve vezes de eu chegar e os médicos me pedirem para conversar com ela, para tentar acalmá-la, e outras vezes pedirem que eu nem falasse, pois quando ela percebia minha presença se agitava ainda mais...
Hoje minha Vivi, é a que todos os dias me espera chegar do trabalho na hora do almoço para ficar comigo um pouco - não importa, se ela estiver dormindo, ouviu minha voz - acorda!!!
Está crescendo numa velocidade surpreendente, é cheia de vontades, já sabe o que quer... ela diz a hora que quer ficar na cadeirinha de descanso, ou quando quer ir dormir no berço, não precisa fazer nada, apenas colocá-la lá, ela se resolve, geniosa, esperta, inteligente, linda, neguinha e MINHA.





Na minha hora de almoço, só dá ela!


5 comentários:

  1. Minha sobrinha linda, como o seu próprio nome já diz, é uma Vitoriosa, não é a toa que tens esse nome, mesmo sem sua mamãe imaginar Deus já tinha escolhido, desde o início que sei o quanto vc é guerreira, quero te colocar no colo tbm, pois já tenho um amor por vc que vc nem imagina, mesmo sem ter te visto pessoalmente ainda devido a distância, mas está mais perto do que longe de eu ir te conhecer, princesinha de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Leila, como vc faz isso comigo??? tou me acabando de chorar no trabalho!!!

    ResponderExcluir
  3. Oh amooor, não fica assim, gostaria de estar aí para te dar meu ombro e não posso, agora eu é que digo, tô aqui quase chorandooo.

    ResponderExcluir
  4. Lembrei qdo vc chegou e peguei Vitoria pela primeira vez,tao pequenininha que quase num tinha jeito de pegar,qdo eu ia dar a mamadeira a ela toda vida tinha que mim da um susto com sua impaciencia e hoje graças Deus qdo pegar a mamadeira é so gut gut gut,e cada dia mais gordinha e lindinha.

    ResponderExcluir