Tem algumas dicas que eu estou testando com os trigêmeos, mais confesso que fico com um pouco de dó, deixar de dar aquela mamadeira da madrugada... será que não vai prejudicar o crescimento, o ganho de peso que em prematuros é tão essencial???
Com Cecília nunca foi preciso fazer nada para que ela durma a noite toda, faz quase dois meses que ela dorme, raramente acorda na madrugada, mas... quando os outros dois acordam tomam o leite e voltam para o berço, dou uma mamadeira a ela adormindo...
Estou recordando agora das noites muito estressantes que tive em novembro com as duas, devido as cólicas e outros fatores como falta de sono deles, falta de uma rotina noturna e por aí vai.
Então, depois de algumas conversas na comunidade e outras pesquisas no salvador Google, consegui melhorar as coisas aqui em casa.
Comecei organizando a rotina deles e nossa. Durante o dia, tudo liberado, barulho, TV ligada, celular tocando, música, quarto iluminado, pessoas conversando entre si e com eles, independente de eles estarem dormindo ou acordados.
Aí a noite... tudo diferente, apenas o abajur acesso, nada de barulho, celular nem entra no quartinho deles, proibi as conversas paralelas e com eles (se algum tiver acordado, pego, troco, dou mamadeira e berço, sem falar nada com eles), pedi que as visitas de parentes a noite se acabassem, pois no momento que eles iam se acalmando para a noite chegava alguém e logo eles se agitavam novamente. Passei a dar o último banho a noite sempre na mesma hora, seguido de também a última mamadeira e não é que o resultado esperado aconteceu, em menos de uma semana os trigêmeos dormiam por volta das 19 ou 20 horas, acordavam uma única vez na madrugada, por volta das 02 horas e depois só pela manhã, tenho que dizer que nem acreditava... os três dormindo!!! Eu tendo tempo de novo para jantar (isso mesmo, perdi as contas de quantas noites adormeci sem comer nada, não dava tempo), tomar um banho sossegado e até assistir um pouco de TV, ou ficar na internet.
Bom, agora estou organizando uma nova rotina... que consiste em fazer Heitor e Vitória dormir a noite completa assim como Cecília.
Peguei algumas dicas no livro A Encantadora de Bebês de Tracy Hogg e Melinda Blau, coisas simples, como dar a última mamadeira por volta das 22 ou 23 horas, com o bebê dormindo, oferecer apenas o que ele aceitar, sem forçar, sem trocar fralda, nem nada, simplesmente oferecer o leite e colocá-lo de volta no berço, e claro manter todo o ritual descrito acima, caso o bebê acorde na madrugada você não pode oferecer leite, apenas acalente, dê a chupeta, o faça dormir sem mamar, que é para ele perder o hábito de se alimentar na madrugada (fiz isso essa noite com Heitor e Vitória, consegui segura-los até as 05 da manhã,pensei que eles irão chorar com fome, mas nada disso... ficaram com a chupeta e dormiram, quando acordaram novamente mamaram tudo rapidinho e foram cochilar) os primeiros dias serão mais complicados, mas depois o bebê acostuma e é só alegria... afinal dormir é bom demais!!!
meu sonho dormir novamente, tudo q eu quero. parabéns vc é uma vitóriosa.
ResponderExcluirParabens Iadja! Eu tentei com a Chiara nao amamentar deurante a noite no inicio deu certo mas apos os 5-6 meses nao consegui mais... ela segue acordando a cada 3 horas para mamar...
ResponderExcluirJune, mais por que? sabe se tem alguma razão? O povo diz que bebê que mama no peito acorda mesmo... será que é isso?!?!
ResponderExcluirLadja, gostei das dicas para fazer o bebê dormir a noite quanto a não dar leite, mas só tentarei fazer isso com a Laura depois que ela já estiver com mais outra alimentação, pois hoje ela só mama no peito! Não toma leite industrializado ou qualquer outra coisa e não pegou chupeta!!! Beijos.
ResponderExcluirLeila, realmente é mais complicado com o bebê que só mama no peito, talvez o ideal seja mesmo esperar...
ResponderExcluir