terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Fimose em meninas? Isso existe?

Infelizmente existe sim!
Todos os dias eu coloco a última fralda dos três, a fralda da noite, aí aproveito e dou uma olhada na genitália de cada um, vejo se tem restos de pomada, se não tem nenhuma inflamação, e nisso fui percebo uma certa diferença entre a vagina de Cecília e a de Vitória.
Vi que a de Cecília quase não tinha abertura, mas achava que era assim mesmo, na última sexta quando fui cumpri o ritual das fraldas me chamou muito a atenção, pois Cecília quase não tinha mais espaço para a urina passar, fiquei super preocupada, assim que os três dormiram fui imediatamente pesquisar, e descobri a tal da SINEQUIA, a grosso modo uma especie de fimose em meninas.
Passei o fim de semana tensa, toda hora eu olhava se ela estava conseguindo fazer xixi, e Graças a Deus ela não deixou de fazer em momento algum.
Ontem fomos ao pediatra pela manhã, e lá foi constato o que eu já previa, deixa eu falar um pouco da sinequia, é uma coisa simples e que geralmente acontece até os dois anos da criança, os pequenos lábios que ficam na parte interna da vagina colam, gruda um lado no outro e em alguns casos é necessário fazer uma pequena cirurgia, mas na grande maioria apenas o uso de uma pomada a base do hormônio feminino,  o estrogênio, resolve, essa pomada só pode ser usada por no máximo 15 dias, pois devido o hormônio se o medicamento for utilizado de forma continua podem aparecer pêlos ou escurecer a região onde está sendo aplicada.
Apesar do pediatra do trio ser excelente e eu confiar muito nele, resolvi levar as duas a minha ginecologista, afinal quem entende mais da anatomia feminina, do que uma especialista? 
Ela examinou as duas, disse que Vitória está ótima, não tem nenhum sinal de sinequia, já a respeito de Cecília ela falou exatamente o que o pediatra disse, e ainda disse que ela já estava quase sem espaço para a urina passar, me perguntou se ela sentia dores ao urinar, e aí fui recordando uns fatos e acredito que ela já deve está com algum incomodo, tem vezes que ela chora sem nenhum motivo aparente, com gritos, e sempre está com a mãozinha em cima da vagina e sempre tenta tirar a fralda, apesar de a agente vestir uma calcinha por cima, mas ela dá um jeito e tira mesmo.
Pois bem, estamos passando a pomada desde ontem a noite, foi indicado que ela não use mais fralda descartável durante o dia, e todas as vezes que ela fizer xixi, tem que lavar a região e enxugar bem, para depois poder colocar uma fralda de pano, ela já está ficando assustada, quando vou deitando ela para olhar como está ela já fica tensa, mas o tratamento tem que ser feito, não é uma coisa muito confortável, pois na hora da aplicação da pomada tem que fazer uma certa pressão para facilitar o descolamento, e uma vez descolado tem que ficar passando vaselina para evitar que aconteça outra vez, pois as chances de se repetir são imensas, e até os dois anos e meio se não tiver resolvido totalmente terá que ser feito a cirurgia sim.
O urina acumulada com a fralda descartável que é muito quente favorecem o colamento, assim como a falta de cuidado e higiene nos banhos e trocas de fraldas, eu particularmente acredito que em Cecília o maior problema foi em relação ao calor, aqui tem feito uma calor quase insuportável, e as fraldas descartáveis como todos sabemos são muito quentes.
Ah, ela vai ficar sendo acompanhada até que o problema se resolva completamente, e eu vou ficando com mais essa preocupação, mas é assim mesmo, fico feliz por ter conseguindo descobri a tempo de apenas uma pomada resolver, o que não me sai da cabeça é: e se eu não tivesse visto, e ela tivesse ficado sem conseguir fazer xixi???

1 comentários:

  1. Iadja, sempre de noite faço um ritual de limpeza do trio bem parecido, mas vendo seu relato ontem a noite olhe com mais atenção para minhas meninas, graça a Deus tudo bem.

    Amiga desejo melhoras para Cecilia.

    Bjs Desirée

    ResponderExcluir